Certificação Centerm Instalação de Bombas de Calor - Sistemas Monobloco

Apresentação

A Certificação no âmbito das Bombas de Calor para aquecimento/arrefecimento de água, encontra-se enquadrada com a Diretiva (EU) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis.

A Certificação completa de Bombas de Calor é composta por três níveis, assim divididos:

  • 1- Categoria 2 – Bombas de Calor Sistemas Monobloco
  • 2- Categoria 1 – Bombas de Calor Sistemas Monobloco e Split
  • 3- Categoria Europeia

Encontra-se disponível a certificação correspondente à Categoria 2, estando previsto arrancar mais tarde com a Categoria 1.

Algumas vantagens inerentes à Certificação Centerm:

Esta certificação responde como critério de responsabilidade técnica para ingressos e revalidações em sede de alvará para canalizações, até à classe 2 ( 1ª categoria, 8ª subcategoria);

Cartão de Certificado do CENTERM;

Inscrição como Técnico Certificado neste âmbito no site do CENTERM;

Aconselhamento e esclarecimentos “online” em permanência;

Formação técnica especializada, gratuita ou a preços reduzidos;

Formação teórica gratuita em caso de inovações tecnológicas;

Atualização permanente sobre legislação em vigor;

Outras regalias em vigor no nosso grupo Associativo.

Candidaturas

A candidatura formal deve ser apresentada no Modelo de Candidatura (Mod.OCP.03), conjuntamente com a seguinte documentação:

  • Cópia do documento de identificação (facultativo);
  • Cópia do Certificado de habilitações e 1 fotografia. (pode ser digitalizada).

Requisitos de Qualificação

Os candidatos à certificação devem cumprir os requisitos de qualificação descritos no Documento de Divulgação Externa DDE.BCM.7 “Esquema de Certificação Técnicos Instaladores de Bombas de Calor em Sistemas Monobloco”

Exames de Certificação

Constituição do Exame e avaliação

A constituição do Exame e o processo de avaliação encontram-se descritos no Documento de divulgação externa DDE.BCM.7 “Esquema de Certificação Técnicos Instaladores de Bombas de Calor em Sistemas Monobloco”

Manutenção da Certificação

  • Validade da Certificação

    A Certificação terá a validade de 5 anos a contar da data de Certificação apresentada no Certificado.

  • Acompanhamento

    Durante o período de validade do certificado, o Técnico Certificado será sujeito a um acompanhamento anual por parte do Organismo de Certificação, de acordo com o descrito no documento DDE.BCM.7.

  • Renovação

    A renovação da certificação poderá ser solicitada ao Organismo de Certificação aos 5 anos após a data de certificação, de modo a que o certificado seja renovado por um período de igual duração.

    O pedido para renovação da certificação deve ser efetuado até três meses antes do fim da validade do certificado através do preenchimento e envio do Mod.OCP.04 ao Organismo de Certificação.

    Se a solicitação da Renovação não for feita dentro dos prazos estabelecidos impossibilita a renovação do certificado, que caducará no fim da sua validade. Será necessária a realização de um novo Exame de certificação para a reativar.

Outros elementos a considerar para a Candidatura ou Manutenção da Certificação

A candidatura deverá se acompanhada do pagamento da taxa de inscrição e avaliação da candidatura (ver Tabela de Preços).

Este pagamento inicial é obrigatório para efeitos de abertura do processo. Após o que o candidato receberá uma notificação em forma de convocatória para Exame. Para efetivação da ida a exame o candidato deverá proceder ao pagamento da propina de exame (Ver Tabela de Preços) no prazo que vier indicado na notificação supramencionada ou no limite até 5 dias úteis antes da data de exame.