Certificação Centerm Climatização - Técnicos de Climatização Categorias 1 e 2

Apresentação

Os Técnicos Certificados pelo CENTERM em manuseamento de gases fluorados (categoria I), podem agora aceder, em condições especiais, à certificação como Técnicos de Sistemas de Climatização.

Pretende-se assim hierarquizar, certificar, atualizar e distinguir competências dos técnicos do setor do ar condicionado, corrigindo alguma confusão estabelecida por recente legislação, que não teve em conta quer a experiência quer as capacidades dos técnicos existentes.

No futuro, a certificação em Climatização será um requisito incontornável, tanto para os técnicos como para os empregadores, na regulação do mercado.

O processo de Certificação CENTERM, será sempre baseado em exames teórico/práticos e o custo do exame dependerá do tipo de certificação em causa e de eventuais créditos de outras certificações já adquiridas.

Algumas vantagens inerentes à Certificação Centerm:

Associar uma certificação técnica a uma certificação ambiental

Cartão de Certificado do CENTERM;

Inscrição como Técnico Certificado em Climatização no site do CENTERM;

Aconselhamento e esclarecimentos “online” em permanência;

Formação técnica especializada, gratuita ou a preços reduzidos;

Formação teórica gratuita em caso de inovações tecnológicas;

Atualização permanente sobre legislação em vigor;

Outras regalias em vigor no nosso grupo Associativo.

Candidaturas

A candidatura formal deve ser apresentada no Modelo de Candidatura (Mod.OCP.03), conjuntamente com a seguinte documentação:

  • Cópia do documento de identificação (facultativo);
  • Cópia do Certificado CENTERM em manuseamento de gases fluorados (categoria I);
  • Outros Documentos, a solicitar pelo CENTERM, de acordo com outras credenciações prévias.

Requisitos de Qualificação

Os candidatos à certificação devem cumprir os requisitos de qualificação descritos no Documento de Divulgação Externa DDE.CLI.6 “Esquema de Certificação para Técnicos de Sistemas de Climatização”

Exames de Certificação

Constituição do Exame e avaliação

A constituição do Exame e o processo de avaliação encontram-se descritos no Documento de divulgação externa DDE.CLI.6 “Esquema de Certificação para Técnicos de Sistemas de Climatização”

Manutenção da Certificação

  • Validade da Certificação

    A Certificação terá a validade de 5 anos a contar da data de Certificação apresentada no Certificado.

  • Acompanhamento

    Durante o período de validade do certificado, o Técnico Certificado será sujeito a um acompanhamento anual por parte do Organismo de Certificação, de acordo com o descrito no documento DDE.CLI.6.

  • Renovação

    A renovação da certificação poderá ser solicitada ao Organismo de Certificação aos 5 anos após a data de certificação, de modo a que o certificado seja renovado por um período de igual duração.

    O pedido para renovação da certificação deve ser efetuado até três meses antes do fim da validade do certificado através do preenchimento e envio do Mod.OCP.04 ao Organismo de Certificação.

    Se a solicitação da Renovação não for feita dentro dos prazos estabelecidos impossibilita a renovação do certificado, que caducará no fim da sua validade. Será necessária a realização de um novo Exame de certificação para a reativar.

Outros elementos a considerar para a Candidatura ou Manutenção da Certificação

A candidatura deverá se acompanhada do pagamento da taxa de inscrição e avaliação da candidatura (ver Tabela de Preços).

Este pagamento inicial é obrigatório para efeitos de abertura do processo. Após o que o candidato receberá uma notificação em forma de convocatória para Exame. Para efetivação da ida a exame o candidato deverá proceder ao pagamento da propina de exame (Ver Tabela de Preços) no prazo que vier indicado na notificação supramencionada ou no limite até 5 dias úteis antes da data de exame.